10 principais dicas e truques para aprender um novo idioma

Primeiramente, esse é o nosso primeiro post do blog, e gostaria muito de agradecer a sua visita. Caso queira saber mais sobre nós, ter um contato personalizado ou conhecer nossa política de privacidade. Agora vamos aprender um novo idioma?

Para aprender um novo idioma, somente sob muito esforço, dedicação e repetição. O que acontece é que muitas pessoas criam um bloqueio mental, por ter medo de falhar. O pior que você pode fazer é não buscar algo, por medo de cometer erros ou por timidez demasiada em falar. Confira nesse artigo dicas para aprender qualquer idioma.

O domínio de um idioma além da linguagem nativa, atualmente é um dos pontos principais para ingresso no mercado, ou obter aquela bolsa de estudo desejada.

Matthew Youlden,  que é um poliglota que fala nove idiomas fluente, deixou as seguintes dicas para aprender um novo idioma:

1 – Encontre a razão pela qual você precisa conhecer um novo idioma

Ter um motivo para aprender um novo idioma é a primeira etapa que você tem que cumprir, pois só assim você terá energia para concluir o aprendizado. Então, qual o seu motivo? Quanto o aprendizado de um novo idioma será importante na sua vida?

2 – É preciso praticar sempre para aprender um novo idioma

Dicas para aprender um novo idioma esforço

Para aprender um novo idioma, não importa os meios de aprendizado que você utilizará, é importante que você pratique o novo idioma todos os dias. Só dessa maneira você praticará o que está aprendendo, lembre-se que aprender um novo idioma é um grande processo de repetição, só assim você irá memorizar.

3 – Aprenda um novo idioma com um grupo de amigos

Dicas para aprender um novo idioma grupo de estudo

Quando se tem um grupo para praticar, tudo ficará bem mais fácil e prazeroso, pois todos se ajudam e criam um ambiente de comprometimento, e a evolução no novo idioma será notória.

4 – Trace um objetivo de estudo

Dicas para aprender um novo idioma objetivo de estudo

Para maior efetividade e evolução no novo idioma, você deve saber exatamente o que quer estudar. Estude o que lhe dá prazer, e o que você já tem alguma familiaridade ou interesse. Quando estudamos o que gostamos, criamos conhecimento em duas vertentes: no assunto que você está focando e no aprendizado do novo idioma.

5 – Diversão sempre

Dicas para aprender um novo idioma estudar se divertindo

Para aprender um novo idioma, somente se divertindo nos momentos de estudo, que você conseguirá manter a motivação para um processo de aprendizado de um novo idioma, então: músicas que você curte, histórias em quadrinhos, games, podcasts de assuntos que lhe interessam e filmes e séries.

6 – Tenha sempre um espírito infantil

Dicas para aprender um novo idioma criancas

As crianças são sempre espontâneas e adora uma brincadeira, e o que é mais positivo nelas, é que elas não tem medo de se arriscar, nem receio de falar errado. Lembre-se só com os erros você aprenderá um novo idioma. Ou você já ouviu uma criança quando está aprendendo seu idioma nativo falar completamente certo?

7 – Arrisque-se. Não tenha medo de errar

Dicas para aprender um novo idioma sem medo de errar

Repetindo a dica de ouro: arrisque-se sempre e não tenha medo de errar. Todo aprendizado requer erros. Não tenha medo de situações embaraçosas, todo mundo que aprendeu um novo idioma conviveu com erros. Divirta-se com essa fase inicial. Faça piada, esteja a vontade para arriscar os diálogos. Se encontrar um estrangeiro ou pessoa com fluência no idioma que você está aprendendo, puxe assunto. Teste o nível que você está no idioma.

8 – Ouvir, ouvir e ouvir

Dicas para aprender um novo idioma ouvir

No início do aprendizado de um novo idioma, ouça repetidamente os diálogos. Lembre-se da forma natural como nós seres humanos aprendemos um idioma. As crianças em seus primeiros anos de vida ouve muito mais do que fala, elas estão como esponja criando familiaridade com os sons emitidos pelos seus familiares. Com o tempo é realizada a correlação de som e significado. Como você já não é mais um bebê, sua capacidade de correlação de sons e significados é infinitamente maior, o que fará com que você aprenda um idioma muito mais rápido.

9 – Olhe o gestual das pessoas presentes nos diálogos

Dicas para aprender um novo idioma gestos

A comunicação não é dirigida apenas por sons, há todo um gestual envolvido e expressões labiais. Por isso a técnica de ver filmes e séries é tão efetiva para aprender um novo idioma. Abuse dessa técnica, veja muitos filmes e séries que você tenha interesse. Sempre veja o filme ou série sem legenda na primeira tentativa, na segunda tentativa coloque legenda, você perceberá que sua compreensão dos sons aumentará muito.

10 – Fale sozinho, não ligue se te acharem maluco

Dicas para aprender um novo idioma falar sozinho

Fale sozinho, pois é uma forma de praticar, pois nem sempre você terá pessoas ao seu lado para praticar o novo idioma. Nos momentos que você não está com seu grupo de estudo, pratique a fala sozinho e ganhe muito mais confiança para arriscar no novo idioma.

vídeo do matthew youlden 

Segue vídeo do Matthew Youlden contando como aprendeu 9 idiomas: